terça-feira, 18 de setembro de 2012

Plano de Aula, Dia da Arvore




 Dia da Arvore




No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.





















A IMPORTANCIA DAS RVORES PARA O MEIO AMBIENTE.



Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação Especial, Ensino inicial e final.
Natureza e sociedade
Dia da Arvore





Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula



A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula.
  • Estabelecer algumas relações entre diferentes árvores.
  • Conhecer a importância das plantas para o meio ambiente;
  • Reconhecer o processo fotossintético, relacionando-o com os diferentes seres vivos.
  • Reconhecer alguns cuidados que devemos ter com as plantas;


Duração das atividades



Cada atividade ser desenvolvida em diferentes momentos com duração proximada de 45 minutos.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno



Essa aula não necessita de conhecimentos prévios


Estratégias e recursos da aula



Atividade 1: QUAL A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS?
Assistir um documentário sobre a importância das plantas. O/a professor/a deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, para conhecer o enredo, possibilitando maior questionamento às crianças. Durante a exibição o/a professor/a deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:
  • Qual a importância das plantas?
  • Como as plantas nascem?
  • Do que elas precisam para crescer ?
  • Como as plantas produzem seu alimento?
Épocas de cada fruta ?
Os documentários podem ser encontrados nos
Ao final da exibição do documentário, o/a professor/a deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que aprenderam. Através das falas das crianças construírem um texto coletivo ou um mural com gravuras, sempre registrando as falas das crianças.
Atividade 2– CONVERSANDO SOBRE O QUE APRENDEMOS SOBRE AS PLANTAS
O/a professor/a durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre as plantas.
  • Por que as plantas são importantes para nós?
  • O que as plantas nos dão?
  • Como podemos cuidar das plantas?
  • A importancia da arvores para nossa sobrevivencia ?
Nesse momento, o professor deverá registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as idéias iniciais e elaborem novos conhecimentos.


A pesquisa poderá ser enviada como tarefa de casa, a qual poderá ser enriquecida com fotos, recortes de revistas, páginas da internet, livros e encartes. A partir do material pesquisado, cada grupo poderá elaborar um cartaz, ilustrado com desenho ou fotos. Material: cartolina, giz de cera, lápis de cor, hidrocor, tesoura, cola, fotos, recortes de revistas.


NOS RESPIRAMOS PORQUE AS PLANTAS EXISTEM!
O/a professor/a durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre o processo de fotossíntese.
  • Vocês sabem de onde vem o ar que respiramos?
  • Como as plantas fabricam esse ar?
Depois deverá apresentar um vídeo sobre a fotossíntese.
O/a professor/a deverá trazer para a roda materiais para a realização de uma experiência para demonstrar como acontece o processo de fotossíntese.
MATERIAIS PARA EXPERIÊNCIA:
  • ÁGUA;
  • PLANTA;


SISTEMATIZANDO CONHECIMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS
No momento da roda, o professor deverá perguntar às crianças sobre o que aprenderam acerca da importância das plantas. Depois, o/a professor/a deverá propor às crianças para apresentarem um seminário acerca do tema.
O/a professor/a proporá a divisão da sala em pequenos grupos, que deverão elaborar e construir seus trabalhos, que poderão ser feitos através de cartaz, fotos, jornalismo, datashow ou experiências, todos permeados com as falas das crianças.


Avaliar se as crianças:
  • Estabeleceram algumas relações entre diferentes árvores.
  • Conheceram a importância das plantas para o meio ambiente;
  • Conheceram alguns cuidados que devemos ter com as plantas;